PortuguêsEnglish

Apresentação

18 de maio de 2011

A implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais na Universidade Federal do Ceará foi precedida por um mestrado interinstitucional na área oferecido, em 1997, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ. Este programa desempenhou um papel fundamental na consolidação da nossa pós-graduação, e a partir desse mestrado institucional foi criado em 1999, dentro do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção, o Programa de Mestrado.

Na avaliação da CAPES referente ao período 2001-2003 foi atribuída nota 4 ao programa, o que estimulou sobremaneira a que esforços fossem desenvolvidos visando a criação do curso de doutorado dentro do programa. Nesse sentido foi criado na UFC, em julho de 2005, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais juntamente com o Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica, passando o programa, juntamente com toda sua infraestrutura a pertencer a esse novo departamento. Dentro dessa nova realidade, foi também criado o curso de doutorado, o qual foi recomendado pela CAPES com nota 4, e que teve início em março de 2007.

O programa tem como objetivo geral o desenvolvimento de pesquisas e formação de pessoal qualificado em materiais, com ênfase na integração de especialistas em ciências básicas e aplicadas. dentro desta óptica tem os seguintes objetivos específicos:

  • Formação teórica e experimental de profissionais de engenharia e ciências básicas, com enfoque em materiais, visando o preparo de um  quadro de profissionais qualificados capaz de consolidar a UFC como um importante centro de pesquisas em Engenharia e Ciência de Materiais;
  • Pesquisa e desenvolvimento de materiais, particularmente em áreas de interesse da indústria regional;
  • Capacitação de recursos humanos para atendimento das necessidades da indústria regional.