Português

Apresentação

Administração

Coordenador: Prof. Cleiton Carvalho Silva
Vice-Coordenador: Prof. Hamilton Ferreira Gomes de Abreu
Secretário: Carlos Henrique de Sousa Vasconcelos

Histórico

A implantação da pós-graduação em Engenharia e Ciência de Materiais na Universidade Federal do Ceará foi precedida por uma Especialização em Engenharia Metalúrgica, com carga horária de 495 horas, o qual contou com a participação de vários professores da Escola Politécnica da USP e da UFF-VR. O curso foi patrocinado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A intenção naquela época seria criar uma massa crítica no Estado do Ceará capaz de alavancar empreendimentos na área de metalurgia e materiais.

O sucesso deste projeto foi tal, que em 1997 foi idealizada a criação de um Mestrado Interinstitucional na área de Metalurgia e Materiais, oferecido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ. Este programa desempenhou um papel fundamental na consolidação da nossa pós-graduação, sendo o precursor do atual Programa de Pós-graduação. A partir desse Mestrado Interinstitucional foi criado em 1999, o Programa de Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais, dentro do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção, cuja proposta foi recomendada pela CAPES para ter início em 1999. Na avaliação da CAPES referente ao período 2001-2003 foi atribuída nota 4 ao programa, o que estimulou sobremaneira que esforços fossem empreendidos visando a criação do curso de doutorado dentro do programa.

Visto que à época o Estado do Ceará estava num processo de implantação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em uma busca por instalar neste complexo uma indústria siderúrgica e um polo metal-mecânico, bem como uma refinaria de petróleo e um polo petroquímico, havia uma forte demanda por parte da Sociedade Cearense por cursos que pudessem atender as necessidades de capacitação de recursos humanos para suprir as demandas dos referidos setores. Neste sentido, o Governo do Estado do Ceará apoiou os esforços do grupo de professores da área de metalurgia e materiais da Universidade Federal do Ceará, que buscavam naquele momento consolidar a Engenharia e Ciência de Materiais como uma importante área dentro do Centro de Tecnologia da UFC.

Assim, foi criado em julho de 2005, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais juntamente com o Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica, passando o Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais, juntamente com toda sua infraestrutura física e laboratorial a pertencer a esse novo departamento. Dentro dessa nova realidade, foi também criado o curso de Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais, que teve início em março de 2007. Com a criação do curso de doutorado, houve a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UFC (PPGECM-UFC).

Objetivos

O Programa tem como objetivo geral o desenvolvimento de pesquisas e formação de pessoal qualificado na área de Materiais, com ênfase na integração de habilidades e competências envolvendo especialistas em Ciências Básicas e Aplicadas. Dentro desta óptica tem os seguintes objetivos específicos:

  • Atuar na formação teórica e experimental de profissionais com habilitação nas áreas de Engenharias e Ciências Básicas, com enfoque no desenvolvimento e/ou aprimoramento das características e do processamento de materiais, visando a qualificação de profissionais capazes de consolidar a UFC como um importante centro de pesquisa em Engenharia e Ciência de Materiais;
  • Atuar na Pesquisa e no Desenvolvimento de novos materiais, bem como na aplicação e na melhoria das características e propriedades de materiais existentes, particularmente em áreas de interesse da indústria regional e nacional;
  • Capacitar recursos humanos para atuarem como gestores e ou pesquisadores em todos os diversos elos da cadeia produtiva ligadas ao setor mecânico-metalúrgico e de materiais.
  • Atuar na capacitação de recursos humanos para atuarem como docentes e pesquisadores em instituições de ensino superior e de ensino técnico-profissionalizante que envolvem a engenharia e a ciência de materiais, bem como áreas afins.